Histologia vegetal

Tecidos vegetais


Parede celular:
Constituída de celulose, que proporciona rigidez e estrutura para a célula. Pode conter
até 3 camadas.

Plastos:
Organelas que quando:
- Apresentam clorofila são chamados cloroplastos e fazem fotossíntese.
- Apresentam reserva nutritiva são chamados leucoplastos.

Vacúolo de suco celular:
Bolsa membranosa que armazena água, açúcares e sais minerais (suco celular). Ajuda na manutenção do equilíbrio osmótico da célula.

Meristemas:
Células com intensa atividade mitótica - onde ocorrem as diferenciações celulares.

  1. Meristemas primários: 

Atuam no crescimento primário, ou seja, crescimento longitudinal  vegetal (em altura) e formação de tecidos de alongamento das raízes e do caule.

  • Dermatogênio (origina os tecidos de revestimento);
  • Periblema (origina os tecidos da casca);
  • Pleroma (origina os tecidos do cilindro central);
  • Caliptrógeno (origina a coifa ou caliptra).
    2. Meristemas secundários: 


Relacionam-se com o crescimento em espessura do vegetal.

  • Felogênio (origina o súber para fora e o feloderme para dentro)
  • Câmbio (origina o floema na área mais periférica e xilema na mais interna).


Tecidos adultos:
São classificados segundo a função.

Proteção
  • Epiderme: Tem origem na protoderme e é composta por células vivas e justapostas. É a camada externa da planta que faz o revestimento de folhas e caules jovens. Apresenta células especializadas para melhor desempenho de suas funções. Só é encontrada nas plantas terrestres, não existindo nas aquáticas. Pode ainda ser multisseriada ou unisseriada.
Cutícula: película lipídica e impermeável que recobre as folhas das plantas terrestres. Impede o ressecamento, diminuindo a transpiração;


Cera: lipídeo impermeável. Mesma função da cutícula;

Pêlos/tricomas: muitos com substâncias urticantes (urtigas) e enzimas proteolíticas (plantas insetivadoras); tem função urticante e absorvente, muitas vezes secretam substâncias oleosas, o que impede a perda de água.

Acúleos: estruturas pontiagudas originadas da epiderme com a função de proteção ou defesa (são destacáveis).

Papílas: armazena óleos essenciais e atuam no reconhecimento do grão de pólen para a reprodução.

Estômatos (células guardas): local onde realizam-se as trocas gasosas.


  • Súber: camada de células mortas pela deposição de suberina (substância lipídica, impede a passagem de água e gases) que substitui a epiderme. Proteção mecânica e térmica (cortiça). Deriva-se do crescimento para fora do felogênio. Reveste o caule e a raiz de plantas adultas. Possui duas adaptações: lenticelas (por onde deposita-se o súber/cortiça) e ritidoma (camadas de súber do córtex que são destacáveis)
Sustentação

Existem dois tecidos de sustentação:

  • Colênquima: tecido formado por células vivas, clorofiladas, possuem parede de celulose. Função: Sustentação e flexibilidade. É encontrado nas partes herbáceas do vegetal, logo abaixo da epiderme. Comparado ao tecido cartilaginoso animal.
  • Esclerênquima: tecido formado por células mortas com reforço de lignina (dá rigidez e é impermeabilizante). Esse tecido é comparado aos ossos dos animais. É encontrado nas partes lenhosas do vegetal, logo abaixo do colênquima e ao redor de feixes condutores.
Preenchimento
Conhecidos com o nome de parênquimas (tipo de tecido mais comum, pode ser clorofilado ou não, é formado por células vivas). Podem ser:

  • Clorofilianos/Clorênquima/Assimilador: realiza a fotossíntese, apresenta clorofila e é constituído por células vivas de pigmento verde. Estão entre a epiderme foliar superior e inferior. Divididos em paliçádico (em cima) e lacunoso (em cima);
- Paliçádico: células alongadas e unidas.
- Lacunoso: células esféricas. Há espaços entre as células, formando lacunas, por onde passam gases e feixes de vasos condutores de seixa.


  • Reserva/Amilífero: formado por células que armazenam substâncias nutritivas, são aclorofilados e incolores.
  • Aquífero: tem a função de armazenar água, característico dos vegetais de clima seco (permite a sobrevivência do vegetal).
  • Aerífico/Aerênquima: ocorre a presença de ar entre as células (auxilia na flutuação).

Condução


  • Lenho (xilema): tecido morto, conduz seiva bruta (água e sais minerais). Formado por células mortas e ocas (conduz seiva bruta das raízes para todo o caule e folhas).
  • Líber (floema): tecido vivo, conduz seiva elaborada (água e produtos orgânicos produzidos pela fotossíntese) (conduz seiva elaborada das folhas para a raiz).



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário